O problema das garrafas de água do mar

Este desafio é uma variação do problema das garrafas de azeite. Agora se pretende retirar do mar exatamente 6 litros de água, utilizando-se apenas duas garrafas não graduadas, com capacidades de 9 litros e 4 litros.
Neste caso, é permitido encher uma garrafa completamente pegando-se a água do mar ou esvaziá-la totalmente, voltando a água para o mar, além das passagens de uma garrafa para outra. Cada ação é um movimento.
O número mínimo de movimentos pode ser determinado através do gráfico de coordenadas triangulares, semelhantemente ao usado no problema das garrafas de azeite, mas agora com apenas duas coordenadas, A e B. O tamanho do gráfico é determinado pelas capacidades das garrafas. Observe o movimento do ponto no gráfico para compreender a lógica do processo.
Note que existe um outro caminho para se chegar ao mesmo resultado, começando por encher a garrafa menor, mas o número de movimentos será maior.
Você pode criar outros desafios semelhantes, utilizando capacidades convenientes e escolhendo como meta final um conteúdo que não se obtenha em poucos passos. Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão